Quando começamos a avaliar as possibilidades que poderia ter um aplicativo de poupança infantil, tivemos que entender profundamente como funciona a conduta de poupança na infância. Para isso, nos introduzimos de cabeça na pesquisa do tema e dali surgiram aspectos realmente interessantes.
A poupança, como conceito, parte de uma diferenciação inicial entre o agora e o depois, entre o presente e o futuro. Isso, que parece tão simples à primeira vista, não o é. Leva seu processo. Implica a utilização de funções executivas, localizadas no lóbulo frontal, que permitem exercer controle sobre nossas ações e entre outras coisas, sobre nossas tentações.
Poupar é sobrepor o futuro ao agora. Algo tão simples como utilizar um porquinho para colocar moedas, implica gerenciar as tentações e dar uma volta nelas. Os mais novos lidam com essas tendências através de condutas, escondendo as moedas, colocando-as em sacolas ou caixas fora de seu alcance. As crianças com um pouco mais de idade fazem o mesmo, mas de uma forma mais cognitiva, através de seus pensamentos. Buscam pensar em outras coisas para não sucumbir à tentação ou tornar o dinheiro “invisível” ao entregá-lo aos pais para que cuidem.
Clinkky busca ser uma ajuda eficaz para a criança e para os pais no mundo da poupança. Nossa tarefa é transformar a poupança numa experiência digital de valor, capaz de unir o melhor do mundo analógico com as novas possibilidades que nos dá o universo digital.