Loading...

ENTREVISTAS COM ESPECIALISTAS

Suas ideias que nos nutrem

¿O que dizem os pais sobre um aplicativo de poupança?

Clinkky busca dar uma resposta ao problema da poupança. Isso é o que desvela e envolve nossa equipe de trabalho. O verdadeiramente importante não é o aplicativo, mas as condutas que estão por trás desse aplicativo de poupança infantil. A equipe de Clinkky se pergunta todos os dias de que maneira um aplicativo pode ajudar a gerar e motivar condutas de poupança, porque esse é o compromisso de Clinkky.

Para poder responder a essas e outras interrogações, entre outras ações, levamos a cabo um trabalho de pesquisa prévio onde indagamos sobre o potencial uso de um aplicativo de poupança para crianças. A ideia era poder avaliar alguns aspectos vinculados ao potencial uso de um aplicativo na geração de conduta de poupança. Ali nos encontramos, por exemplo, com a visão dos padres que estariam dispostos a usar um aplicativo, que manifestam coisas como:

• “Para que meus filhos tenham um método fácil e divertido.”
• “Compartilho a ideia de fomentar a poupança desde a terna idade.“
• “É inovador e adequado para esses tempos.“
• “Hábito e valor dos projetos. O amanhã...“
• “Para criar o hábito de poupar.“
• “Porque pode ser mais sistemático.“
• “Para que me aconselhe sobre como fazer.“

Outros pais mais cautelosos e talvez, por que não, algo mais controladores, expressam algumas inquietudes com respeito ao potencial uso de um aplicativo que devem ser tomadas em conta na hora do desenho: para que esteja 100% de acordo com os adultos responsáveis.

• “Deveria estudá-lo muito profundamente para não pular etapas nas suas vidas.“
• “Depende de que valores transmite.“
• “Tenho que conhecê-lo e ter confiança.“

Outro grupo de pais se posiciona na metade do caminho, os que questionam, desses pais que gostamos de ter por perto, porque são os que mais ajudam seus filhos a pensar, manifestam coisas como:

• “Para educar as crianças desde pequenas a poupar para o futuro, apesar de que isso implicaria que a criança tivesse ingresso e isso fosse através dos pais.“
• “Seria bom criar o hábito de poupar nas crianças, mas sem gerar uma preocupação constante com o dinheiro.“
• “Teria que vê-lo, poderia me ajudar a me organizar melhor.“

De fato, as crianças obtém ingressos através de vias distintas: mesadas, presentes de aniversário, presentes em ocasiões especiais ou até pela realização de alguma tarefa ou como prêmio por uma conquista escolar ou esportiva. Muitas crianças desde cedo têm seu dinheiro. Por isso, na hora de desenhar um aplicativo de poupança infantil há pelo menos duas perguntas que guiam nosso trabalho: Qual é a conduta a ser promovida por parte do aplicativo? Qual é o valor a ser promovido pelo aplicativo?

As condutas promotoras de poupança que devolvem seu valor ao dinheiro, algo perdido nessa época de obsolescência programada e consumo frenético. Ou como diz em outras palavras uma mãe entrevistada: “Quero dar educação financeira a minhas filhas!”. É disso que se trata, de educar na poupança e de ir incorporando conceitos financeiros úteis para a vida, mas passo a passo e respeitando as decisões dos adultos para que tudo se desenvolva num ambiente de confiança e de jogo, apesar da seriedade do tema. Ou como assinala um pai:

“Ensinar desde pequeninhos que se deve cuidar do dinheiro porque é muito difícil ganhá-lo.”

Estamos nisso, para isso trabalhamos.

Mag. Roberto Balaguer - Co-founder